Orientações fonoaudiológicas para a família e a escola de crianças com Gagueira
- hellenvalentim
- 21 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Deixe a criança falar livremente, escute com paciência o que ela tem a dizer. Mostre que você está prestando atenção no que ela tem para dizer e não no modo como ela está falando.
Converse com a criança numa velocidade de fala lenta, pausando a fala sempre que necessário. Você pode começar a diminuir a velocidade de fala lendo um livro de estórias bem devagar, esticando ou prolongando as vogais, pausando nas vírgulas, pontos finais e outros sinais de pontuação.
Fale de uma forma suave com a criança, demonstrando que para falar não é necessário usar tensão ou força dos músculos da boca e da garganta.
Não interrompa a fala da criança, pois assim ela perderá a seqüência do pensamento.
Use palavras simples e frases curtas.
Quando necessário, faça uma pergunta por vez para a criança, esperando que ela responda, pois perguntas feitas ao mesmo tempo podem confundir a criança.
Não chame a criança de gaga, pois irá prejudicá-la, podendo favorecer a sua identificação como gaga.
Mantenha o contato de olho natural enquanto ela estiver falando.
Ofereça oportunidades para a criança falar sem competição e distração de outras pessoas.
Prepare a criança para atividades e situações que irão ocorrer durante um passeio, férias ou festa de aniversário. Por exemplo, comente sobre as pessoas que irão encontrar.
Se a criança não for consciente do problema, não chame a atenção para este fato. Se for consciente não tente protegê-la pela pretensão de que sua fala é normal. É melhor conversar abertamente sobre as dificuldades da criança.
Tente agir da mesma maneira quando a criança for disfluente ou fluente.
Conte estórias para a criança, se ela quiser deixe-a completar as frases ou terminar a estória que já conhece.
Procure expressar sentimentos positivos não verbais, olhe para ela e sorria, dê carinho, mostre que você tem orgulho dela.
Não compare a fala de uma criança que gagueja com a de outras crianças.
Inicie gradativamente as mudanças necessárias na sua fala e no ambiente. Vá aumentando as modificações até que você use continuamente estes novos modelos e atitudes.
Adaptado de: Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):115-24

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